quarta-feira, 29 de outubro de 2008

MINUTO-LUZ




MINUTO-LUZ






Por acaso deparei-me com a imagem desse globo terrestre e em meus textos falo quase sempre sobre o tempo. Por causa disso pensei em falar na maravilha de saber que a terra gira e nós em sua superficie , giramos com ela também , e não ficamos tontos , e se parados não saimos do lugar, nem os lugares saem das suas posições. Minha casa sempre estará aonde penso, sei, que está.Que alívio!
E falando em giros penso na medida do tempo quando me dizem, ou eu mesma digo "um minuto" seja ao telefone, no MSN ou pessoalmente numa pausa durante uma conversa.

Quanto dura um minuto, num contexto assim? Sinceramente , tenho certeza que passa dos 60 segundos que o célere "ponteiro maior" do relógio analógico faz numa volta que ele dá. Não sei se seria melhor ou pior calcular astronômicamente para tentar entender como demora esse minuto.

Existe o minuto-luz que é uma subunidade de comprimento, utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um minuto, no vácuo, portanto, um minuto-luz vale 17.987.547.480 metros (aproximadamente 18 milhões de quilômetros); ou ainda 0,12 UA.

Isto quer dizer que fica mais fácil os neurônios entenderem como um minuto demora tanto, mesmo porque quando estamos ansiosos é quase impossível , sossegar o coração.
Talvez agora seja mais compreensível aceitar uma ausência de 1 minuto , se converto esse compasso de espera em anos- luz. Agora sei que não é um minuto que nos separa, mas quilômetros estão entre nós, por isso compreendo porque você demora tanto p'ra voltar.



By Lígia Beuttenmüller

Créditos de imagem Wikpedia

Nenhum comentário: