quarta-feira, 17 de março de 2010

ASSIM COMO AS ÁGUAS DO ARRAIAL D'AJUDA




As águas do mar azul e cristalino, decorre dos arrecifes, na praia do Arraial d'Ajuda, o que me faz lembrar como muitas pessoas conseguem ser transparentes nas atitudes e emoções, e isso é muito, muito bom! Acho que é porque temos o direito à igualdade quando a diferença nos deixa menores e quando o fato de sermos diferentes tira as características de sermos essencialmente diferentes.
Assim, é difícil encarar os “nãos” que por decisão individual ( nossa ou fora de nós) pautam os caminhos que enveredam doravante nossas vidas.
Não é possível separar sentimentos se queremos coesão afetiva. Não é possível inicialmente, nesse contexto compreender a negação com discernimento do que vale a pena, ou descobrir que a pena não vale o sacrifício, seja em qual teor ele se manifeste.
Está no homem, genericamente, o poder de decidir qual direção dará a sua vida, e naturalmente assumir a responsabilidade de compreender que a estrada não era caminho, pois uma vereda é um desvio casual do percurso -ele não queria seguir em frente- e para subsistir criou uma vertente, assim como as coronárias criam trajetos extras para não sucumbir o coração.
Portanto, não há como esgotar o imaginário quando se dá asas a emoção, pois a ambiência amorosa comporta casa, sala , quarto, cama, luar e estrelas.
Foi assim:

Um brilho de estrela rasgou o céu e lençóis

bateu em retirada , e não houve revide,

fez estragos como um raio laser numa pedra desarmada,

deitou-se displicentemente na cama

fechou comodamente as cortinas,

apagou as velas das possibilidades

para não ter sonhos reais ou ficcionais.

P.S. Nada que, em mais ou menos 20 anos, sob a tutela de Freud, não possa ser resolvido.

Créditos de Imagem e Texto
Lígia Beuttenmüller

Um comentário:

olga disse...

Lígia,
Não conheço as Águas do Arraila porque aqui no Sul exalamos serras, mas acredito que a natureza,por si só, já expôs numa única moldura todos os polos e, como consequência...os traçou ligados ao único cordão estelar.E é, através desse fio de esperança que os homens conseguem sair do casulo e arriscar suas vidas em busca de uma paixão. E quando, por ordem individual ou do próprio universo,é chegada a hora do adeus...que tenhamos a certeza de que o importante é não chorarmos pelo amor que se dispersou entre as estrelas e sim, sorrir e agradecer a Deus por um dia ter acontecido em nossas vidas.
Saudades de vc
OlgaR/S