sábado, 13 de março de 2010

A CAIXA DE PANDORA




Acho que sou reminiscente daquela época, a mitologia grega me encanta. Pesquisando descobri que Pandora foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto e Atena, auxiliados por todos os deuses e sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais. Hermes, porém pôs no seu coração a traição e a mentira. Feita à semelhança das deusas imortais, Zeus destinou-a à espécie humana, como punição por terem os homens recebido de Prometeu o fogo divino. Foi enviada a Epimeteu, a quem Prometeu recomendara que não recebesse nenhum presente dos deuses. Vendo-lhe a radiante beleza, Epimeteu esqueceu quanto lhe fora dito pelo irmão e a tomou como esposa.
Ora, tinha Epimeteu em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, que continha todos os males. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os bens escaparam por mais depressa que providenciasse fechá-la, somente conservou um único bem, a esperança. E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males.
E daí? Nem me importo com isso, pois restou a esperança, essa é a mola que impulsiona os sonhos e faz com que eu sonhe sem dormir para não perder a hora da sua chegada.


Créditos de Imagem e Texto

Lígia Beuttenmüller

2 comentários:

olga disse...

Lígia
Acredito no aperfeiçoamento dos homens e, quando digo isso refiro-me a sua gradativa evolução como pessoa e como ser consciente de sua fragilidade.Feliz a herança deixada na caixa de pandora, pois reforça o único ideal cabível a todos nós,seres tão imperfeitos e sonhadores: "A esperança,,independente da forma com a qual a concebemos"
Bjs pra vc,
Olga/RS

Nando Ferrer disse...

Oi amiga, como é ruim perder, hora, tempo, coisa, gente.A dor é sem fim.
Espero que estejas bem, pelo que tens escrito ultimamnte parece que sim
Bjs
Me liga, te ligo.
Nando Ferrer